Nossos parceiros
UFMG & Climativa

A Qriska colabora com a prestigiosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil), reconhecida por sua excelência científica.

Essa colaboração faz parte do Climativa, uma metodologia inovadora para a elaboração de planos de ação climática, desenvolvida na UFMG sob a coordenação das professoras Natalia Aguiar Mol e Rejane Magiag Loura, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Tecnológico.
Baseada em uma forte abordagem participativa e sustentada por duas plataformas digitais (Climativa e Qriska), a metodologia Climativa oferece, enfim, uma resposta eficaz ao grande desafio da mobilização social — um avanço significativo!
Com o Qriska Alert, o objetivo não é apenas convidar a população para reuniões públicas com baixa participação, mas sim “ir até ela” virtualmente, em suas casas, locais de trabalho e momentos de conveniência.

Graças a essa abordagem inovadora, as ações passam a refletir melhor as necessidades da população, sendo definidas a partir de uma análise verdadeiramente territorializada dos problemas.
De gestores públicos a técnicos municipais, de associações a empresários e cidadãos — todos podem agora confrontar seus desafios específicos e definir, de forma conjunta, prioridades de ação mais coordenadas, operacionais e bem dimensionadas.
Cerca de 20 municípios mineiros já aderiram a essa iniciativa ambiciosa e proativa.
As ferramentas disponibilizadas — especialmente os diferentes módulos Qriska — permitem não apenas desenvolver planos de ação climática mais robustos e pertinentes, mas também gerir os territórios no dia a dia e em situações de crise.
Uma nova abordagem e novas ferramentas para uma nova governança territorial — moderna, equilibrada, participativa e, portanto, mais sustentável.
Uma abordagem (Climativa) e ferramentas (plataformas Climativa e Qriska) que podem ser implementadas em todo o Brasil e no mundo.
